13 de fevereiro de 2010

Insistir...

Continuo a acreditar que é possível mudar o Mundo.
Apesar das dificuldades, sei que se cada um de nós tentar, é possível fazê-lo.
Uma amiga dizia-me que "agora, aos quarenta, vemos as coisas de forma diferente...". Tenho a certeza que é verdade, mas ainda quero usar os anos que me faltam para me recusar a desistir...
Não sei se por cansaço, pela idade ou, pura e simplesmente, por me recusar a "fazer igual", mas esta sensação de impossibilidade, de ver todas a "boas intenções" esbarrarem num obstáculo intransponível, deixa-me confuso e desmotivado.
Não sei se conseguirei resistir por muito mais tempo, mas começo a sentir que não vale a pena Ser e Pensar por mim e pela minha cabeça. Se calhar é mais fácil seguir a onda, ser ovelha.
Tento, em cada minuto da minha vida fazer as coisas de forma a que a minha pequena "migalha" possa contribuir para um Mundo melhor. Faço-o no trabalho, na família, no lazer...
E por mais que possa, por vezes, ser "recompensado" por isso, sou-o num círculo muito restrito. É evidente que, como no jogo do hipopótamo (quem se lembra?), há sempre uma marreta à espera para me "dar na cabeça".
Porque será?
Será assim tão desafiador entregar-me ao que faço e querer, dessa forma, mudar alguma coisa?
Profissionalmente sinto um reconforto enorme quando sou reconhecido pela prática profissional que desenvolvo, seja em forma de "nomeação", de reconhecimento público, de avaliação de desempenho ou apenas de felicitações...
Mas parece que isso não chega para pararem de me "azucrinar"...
A dor de cotovelo de que ouço falar parece ser mesmo persistente...
Insistir ou desistir?
Eis a questão...

4 comentários:

Cristin@ disse...

Insistir...mas sem aleijar...
Com certeza a tua amiga quando te disse que do alto dos quarenta anos se vê as coisas de forma diferente, te estava a falar sobre a perspectiva como as coisas são olhadas e avaliadas...
Porque havemos de nos cansar a tentar fazer os outros perceber que só queremos ajudar?! Há gente que receia o brilho dos outros, por isso faz de tudo para o anular, em vez de tratar do seu.
Se te sentes recompensado num círculo restrito, então dá aos que te rodeiam... Nos nossos variados "círculos" o reconhecimento é medido pelo aconchego que eles nos proporcionam e não pelo seu tamanho...
Já diz a publicidade "não sejas ovelha...Bebe Bgroselha" :o)

Liliana Lima disse...

Desistir Henrique?!?!? Nunca! (nem conseguias, ainda que tentasses...)

Insistir, sempre. Insistir porque sabes que é por aí, que é esse o caminho, mesmo sem reconhecimentos, mesmo sem palmadas nas costas... não os procures, não os esperes. Na verdade, Henrique, não precisas deles, porque lá no fundo do teu coração sabes o que fazes e porque o fazes. E eles?!?!? "Eles não sabem nem sonham..."
;-)
Beijos!

voo do tapete disse...

http://voatapete.blogspot.com/2010/02/wordle-sempre-insistir.html

EC disse...

Ainda bem q não fui a amiga a dizer isso...porq com 40 continuo a querer ver ainda de outra forma , antes dessa e a creditar que é preciso insistir e não desistir!! Ainad acredito na utopia, por isso não estás sozinho e nem penses em ser ovelha...