23 de julho de 2007

Impressões

Um Blogue é um espaço interessantíssimo como espaço de expressão pessoal e de reflexão partilhada. Escrever, ou ilustrar ideias, é um compromisso pessoal, mais do que social. Poder reflectir, escrevendo, é, para alguns, uma forma de consubstanciar práticas, definir direcções e orientr desejos.
Para mim, é!
Mas um Blogue assume-se como muito mais do que isso. É um espaço novo e inovador, que permite alcançar um maior e mais vasto leque de público(s), com maiores possibilidades de partilha e de análise conjunta.
Pelos "posts" que tenho recebido, mais ainda me convenço de que é fundamental (cada vez mais fundamental) estar incluído num espaço de reflexão e participação conjunto, que nos permita continuar a reflectir, de forma crítica e sustentada, as ideias, opiniões e crenças, pois só assim crescemos enquanto pessoas e profissionais.
É bom receber o conforto nas palavras amigas, as críticas construtivas e as ideias alternativas, e, assim, melhorar a nossa forma de ser, de estar, de pensar e de agir, certos que nos guia um sentido de responsabilidade comum e uma vontade de mudança contínua.
A todos os que têm "ajudado a mudar o (meu) mundo", o meu obrigado.
E desde já afirmo que é para continuar.

11 de julho de 2007

E agora...

Já está!
Mais um ano lectivo concluído com algum êxito.
Agora que estou no tempo de fazer uma reflexão profunda sobre o que de bem (e de mal) correu, nada melhor que passar os olhos pelas reflexões trimestrais, pelos trabalhos, pelas opiniões devidamente redigidas, pelas memórias do que foi e do que teria sido...
Enche-me de satisfação o que vejo. Gosto. Posso mesmo dizer que correu muito bem.
No entanto, não consigo deixar de pensar que poderia ter sido ainda melhor.
Não fosse a (muita) incompreensão de que fui alvo. Não pelos alunos nem pelas famílias, mas por aquilo que se convencionou chamar "O Sistema"!
E este sistema está tão identificado. São os colegas, que do alto da sua "muita experiência" são pouco dados a "outras experiências". É a burocracia impeditiva, desgastante e desmotivadora. É a corrupção de valores e de conceitos. É a falta de vontade de fazer diferente, para melhor...
É o "foi sempre assim..."!
Mas não serão essas as razões para que não continue.
Provavelmente serão essas as razões que me fazem continuar. Quem sabe?
Sinto-me satisfeito. Mas bastará isso?