11 de julho de 2007

E agora...

Já está!
Mais um ano lectivo concluído com algum êxito.
Agora que estou no tempo de fazer uma reflexão profunda sobre o que de bem (e de mal) correu, nada melhor que passar os olhos pelas reflexões trimestrais, pelos trabalhos, pelas opiniões devidamente redigidas, pelas memórias do que foi e do que teria sido...
Enche-me de satisfação o que vejo. Gosto. Posso mesmo dizer que correu muito bem.
No entanto, não consigo deixar de pensar que poderia ter sido ainda melhor.
Não fosse a (muita) incompreensão de que fui alvo. Não pelos alunos nem pelas famílias, mas por aquilo que se convencionou chamar "O Sistema"!
E este sistema está tão identificado. São os colegas, que do alto da sua "muita experiência" são pouco dados a "outras experiências". É a burocracia impeditiva, desgastante e desmotivadora. É a corrupção de valores e de conceitos. É a falta de vontade de fazer diferente, para melhor...
É o "foi sempre assim..."!
Mas não serão essas as razões para que não continue.
Provavelmente serão essas as razões que me fazem continuar. Quem sabe?
Sinto-me satisfeito. Mas bastará isso?

3 comentários:

Anónimo disse...

A realização profissional é um grande trunfo. E como tal é amplamente desejada. Mais para uns, menos para outros. Contudo, reveste-se de várias nuances.
Algumas das razões de ser deste "sistema" podem ser reflectidas após a leitura de " O currículo Uniforme Pronto-a-vestir de Tamanho Único" (2007) J.Formosinho, edições pedagogo.
Gostei bastante do blog. Virei cá mais vezes.
Boas férias Henrique e muito obrigada pela aposta na critica e na reflexão!

Anónimo disse...

olá achei tudo muito interessante, estive a ver tudo com muita atenção pois ainda sou uma novata... este é apenas o meu terceiro ano de trabalho como educadora de infãncia e procuro aprender com quem ja tem mt experiencia! parabéns pelo trabalho. neliaplopes@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola Henrique,
tem todas as razoes para se sentir satisfeito pq depois de ver todo o trabalho q desenvolveu este ano com os meninos e meninas, os pequeninos e os grandes tb, pq nao foram só as crianças q aprenderam consigo, os adultos tb, e muito, eu falo por mim, como mae.
em todo o direito a estar satisfeito e muito mais, nao desista nunca do seu trabalho porque seria para q muitas mais crianças possam ter a sorte de o conhecer e aprender consigo....
Lucia