20 de maio de 2010

Datas Marcantes...

Chega amanhã mais uma daquela que dizem ser "uma data marcante".
Comemorarei mais um aniversário.
E já lá vão alguns.
Costuma dizer-se (não eu!) que a idade nos traz uma paz, uma "certa forma" de ser e de estar...
Sou educador de infância com muito orgulho e com enorme vontade de aprender, diariamente, a sê-lo (e fazê-lo) cada vez melhor.
Nesse aspecto, sinto que os "mais anos de vida" me afastam, por vezes, do essencial: tenho como objectivo profissional ser, cada vez mais, uma criança em estado puro de prazer e brincadeira.
Só assim, sinto, serei um profissional aceitável.
Pergunto-me muitas vezes porque nos esquecemos nós do prazer da nossa infância: das árvores que subimos, das quedas que demos, dos "ralhetes" de que fomos vítimas...
Não terão sido (todos esses "incidentes críticos") fundamentais para o que somos hoje?
Porque razão negar, então, àqueles que hoje acompanhamos, o prazer do lúdico, da descoberta, da experimentação, da desilusão?...
Não estaremos a proteger demasiado aqueles que nos são essenciais?
Que dirão eles, daqui a uns anos, quando comemorarem os seus (muitos) aniversários?
Que não fizeram, que não sentiram, que não puderam ser e estar...
Nesta data de aniversário, mais do que pensar em mim e na minha experiência, pensarei naqueles que, todo so dia, me enchem os anos de ternura, de prazer, de descoberta: os meus alunos.
E terei a certeza que, quantos mais anos terei, mais próximo deles quererei estar.
Os meus Parabéns a todos eles. Por não desistirem, apesar das condições...

3 comentários:

voo do tapete disse...

Como é minha rotina, vim espreitar se terias novos "escritos" e deparei com este, datado com a minha "data marcante"...

Foi bom ler...
Principalmente percebi porque é que eu não gosto, quando te oiço dizer que não tens por hábito pegar ao colo dos teus alunos...

É que ternura, cumplicidade, brincadeira, alegria, prazer, descoberta, sonhos, conversas, atenção, subtileza, segurança, proximidade, (preciso de continuar?...) são o verdadeiro colo que nos alimenta o crescimento e o desenvolvimento, ou não?

E esse colo que tu dás não tem fim. :)

Ana

EC disse...

Se bem te conheço irás à luta sempre porque acreditas q apesar de alguns dias cinzentos é possível...
Parabéns!!! tudo de bom para o educador e ser humano q há em ti!!!
Bjcas

EC disse...

Tens algo em:
http://pontosdevista-ec.blogspot.com/