24 de maio de 2011

(Re) Começou a saga...

O Nietchze tinha razão.
A história é mesmo composta por períodos cíclicos.
Há cinco anos, tendo sido convidado para participar como conferencista no Encontro Mundial de Educadores de Infância (no México) e sendo o único portugês a receber tal convite, optei por, ao contrário dos "conselhos" que recebi, solicitar devidamente e oficialmente, autorização para a referida participação.
Após uma imensidão de contactos, mensagens, telefonemas, para o Ministério da Educação, para a Direcção Regional de Educação, para tudo quanto é serviço público, porque ninguém me respondia cabalmente, pela evidente "falta de legislação" adequada ao caso, acabei por entrar em contacto com a Provedoria de Justiça.
Depois de oito (!) meses de troca de informação, a Provedoria de Justiça referiu-me que, para tal efeito, a "situação poderá eventualmente resolver-se (na ausência de Portaria que regula o art.º 111 do ECD) através de pedido, fundamentado no  n.º 1 do art.º 27 ou do art.º 28º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro".
No final de todo este esforço, acabei por não ir ao México, pois a Gripe das Aves inviabilizou a realização do Encontro.
Mas fiquei sem resposta oficial.
Repete-se agora a história.
Tendo sido convidado para ir a Madrid participar na "Escuela Internacional de Verano" da Asociación Mundial de Educadores Infantiles (AMEI-WAECE), volto ao universo kafkiano de serviços e burocracia do Ministério da Educação. E contibua a não haver uma resposta clara: do gabinete da Ministra remetem-me para a DRE, da DRE "escudam-se" na legislação existente (e desadequada a este caso em concreto), da Direcção do Agrupamento não se vê coragem para assumir o interesse pedagógico, educativo e formativo de tal participação, bastando para isso, por exemplo, assumir que tal participação se faz no "interesse da realização do projecto Educativo do Agrupamento, na medida em que a divulgação de práticas é um dos objectivos deste"...
Será que alguém me ajuda?
Será que, a Autonomia das Escolas é, mesmo, uma expressão vã?

1 comentário:

Maria Alves disse...

Autonomia? das Escolas? mera utopia meu amigo....Prevejo que assumas o artº ...... e da asas ao teu instinto nato de comunicador.
Espero que descubras como....Boa sorte.bj