11 de novembro de 2018

Reiniciar

Reiniciar, ressurgir, recomeçar, revitalizar, reunir, rever...

O prefixo 're' é um elemento designativo de repetição, acção repetida ou retroactiva. Quer isto dizer que, usado no âmbito do cumprimento, dos votos de sucesso, da celebração ou do inicio de algo, indirecta e discretamente, impele ao continuar dos processos, à manutenção das certezas e das práticas que agora se 'devem' recuperar...

Em educação, e em especial na educação de infância, o "sempre foi assim" (ou o "eu faço assim pprque sempre fiz assim e deu resultado"), tem vindo a ser, de alguma forma, uma espécie de impedimento ao desenvolvimento, à aprendizagem, à inovação,  à adaptação e à possibilidade de novas e adequadas soluções para "velhos" problemas.

Assim sendo, que o (re)começar, o (re)acreditar, o (re)fazer, o (re)agir e o (re)ver sejam, também a forma de REvolucionar, de REestruturar, de REnovar e, sobretudo, de REimaginar práticas, processos e ações.

Para os que, dentro em breve, voltam ao "de sempre", que tenham a coragem de sair daí.
Para os que começam, de facto, que tenham coragem de nunca deixarem de se revoltar, e para todos os outros, que sejamos capazes de nos permitir a nunca nos resignarmos.

Que venha um novo ano recheado de novas experiências!

Sem comentários: